terça-feira, 8 de junho de 2021

Falta de projetos para obras em Juara atrapalham a corrida atrás de recursos.

Moradores de ruas como a Argentina no bairro Jardim América e Robson F. Ribeiro no Parque Alvorada sabem da necessidade de pavimentação asfáltica nestas vias que deixam parte deles ilhados na época das chuvas, o que poucos não sabem é que não falta só o asfalto, mas não existe nem o projeto, para que vereadores, secretários e interessados possam acionar seus deputados estaduais, federais e senadores em busca de recursos para a realização da obra.

Mesmo que a prefeitura de Juara conte com engenheiro em sua folha de pagamentos, foi necessário contratar empresa para projetar as obras do município, pelo menos é o que está exposto em matéria jornalística publicada em 14 de julho de 2020. Vereadores ouvidos pelo blog Politizada explicaram que sem um projeto da obra em mãos, não há como articular uma captação de recursos. O poder legislativo tem sido constante em fazer essa cobrança por projetos, mas no final o projeto não sai e os vereadores parecem esquecer a cobrança.

 

Pesquisando no portal https://sapl.juara.mt.leg.br/, da Câmara Municipal de Juara, encontramos várias cobranças neste sentido, vamos citar apenas um exemplo:  em 17/05/2019 o vereador Eraldo Marquito oficiou ao Secretário Adjunto de Cidade, Joaquim Tolovi Junior, solicitando estudo de viabilidade para execução de projeto urbanístico objetivando construção de lago contemplativo com ciclovia e pista de caminhada no Residencial Bandeirantes (Ofício GVEM 51/2019).

Em 29/07/2019 o parlamentar efetuou uma cobrança, Reiterando oficio nº 051/GVEM/2019, referente estudo de viabilidade para execução de Projeto urbanístico objetivando construção de Lago contemplativo no Residencial Bandeirantes (Ofício GVEM 92/2019) e nunca mais se ouviu falar sobre o assunto, não oficialmente.

Para fazer a captação de recursos para qualquer obra, é necessário que se tenha o projeto delas, os mais prevenidos costumam fazer até uma maquete, para demonstrar o que realmente querem fazer com o dinheiro que está sendo solicitado. Mas em Juara, primeiro precisa ver o dinheiro da obra para depois correr atrás de um projeto, que muitas vezes não atende a real necessidade do serviço e em pouco tempo perceber-se que faltou projetar a obra antes de ser feita.

É importante deixar claro que existe uma diferença entre Projeto de Lei e Projeto Básico de Engenharia. Um projeto de Lei São propostas para a criação de leis. Para tornar-se lei municipal, o texto do projeto tem que ser debatido e aprovado pelo Poder Legislativo e submetido à apreciação do chefe do Poder Executivo. Já um Projeto Básico de Engenharia precisa informar e descrever com clareza, precisão e concisão o conjunto da obra e cada uma de suas partes. Veja aqui como deve ser um projeto Básico de Engenharia https://www.guiadaengenharia.com/projeto-basico/

O que queremos saber é: O que falta ao executivo municipal para que esses projetos sejam feitos? Em um áudio enviado a uma morada da Rua Argentina, o vice prefeito de Juara disse: “Esqueça tudo que já foi dito a vocês... (moradores da Rua)”.  O que isso significa? Será que agora o projeto sai?

Resumindo, enquanto o executivo não tiver projetos, os moradores das Ruas Argentina no bairro Jardim América e Robson F. Ribeiro no Parque Alvorada, terão muita poeira e lama pela frente, visto que é impossível uma captação de recursos para toda e qualquer obra sem um projeto.




3 comentários:

  1. Boa noite tudo bem, apenas para contribuir com a matéria gostaria de informar que realizei uma devolução em dezembro do ano passo, enquanto presidente da Câmara Municipal, no valor de 930.000,00 mil reais, sendo que duzentos foram destinados para as aldeias indígenas e 730.000,00 mil reais foram destinados para galerias de aguas pluviais e pavimentação das Ruas Robson F. Ribeiro e Várzea Alegre ambas do Bairro Parque Alvorada. O recurso encontra-se em conta da Prefeitura Municipal de Juara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns vereador! Isso mostra que realmente o que falta é projeto por parte do executivo.
      Obrigada por acompanhar nosso blog.

      Excluir
  2. Meire Cardoso Ferreira9 de junho de 2021 às 07:23

    Vistes Adeliane como a Rua Argentina passa batido em todas as possiveis benfeitorias!

    ResponderExcluir