segunda-feira, 24 de maio de 2021

Volta às aulas sem vacinação? Solução ou caos?

Segundo site do Governo do Estado de Mato Grosso, na sexta-feira (21), o Governo Federal confirmou o total de 15.970.949 casos da Covid-19 no Brasil e 446.309 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 15.894.094 casos da Covid-19 no Brasil e 444.094 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Em Juara, segundo Boletim Epidemiológico nº 154, emitido na data de hoje, 24 de maio, são 4.057 casos confirmados de Covid 19, 3.821 casos recuperados, 143 pessoas em isolamento domiciliar (ativos), 17 pessoas internadas em enfermaria (ativos), 02 internados em UTI (ativos), 02 intubados (ativos) e 72 mortes e 65 pessoas aguardando resultado de exame.

Com 72 mortes registradas em Juara, os profissionais das escolas municipais  foram surpreendidos, no dia 21 de maio, com um novo decreto do poder executivo para voltar às atividades nas respectivas escolas onde estão lotados, visto que os mesmos estavam fazendo atividades, em sua maioria, em tele trabalho.

Que educação é, ou deveria ser prioridade, não há o que se discutir. A educação é sem sombra de dúvidas primordial na vida de todas as pessoas e deveria ser valorizada assim como a vida das pessoas.

Qual a necessidade de colocar a vida desses profissionais em risco apenas para cumprir horário, uma vez que suas atividades estão sendo desempenhadas por tele trabalho?
Segundo postagem de uma Vereadora em rede social, às escolas e creches estão equipadas com álcool em gel pra todo lado, tapete sanitizante, estação de higiene nas entradas das escolas, máscaras faciais e face shield, lugares demarcados com o devido distanciamentos. Na postagem, a vereadora ainda abriu uma enquete sobre o retorno às aulas presenciais.

Seria louvável a atitude da vereadora se não estivéssemos na situação que Juara se encontra, onde nem os adultos estão seguindo os protocolos. Como esperar que as crianças o façam?

Não seria hora de unir forças e lutar para que a vacinação chegue o quanto antes ao invés de deixar a entender que as escolas estão preparadas para uma possível volta as aulas antes da vacinação?

Não seria hora de todos propagarem a importância da vacinação?

A final de contas, é realmente seguro um retorno as aulas presenciais, na iminência de uma terceira onda de contaminação, que segundo especialistas pode ser mais letal?

Deixem seus comentários!
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Um comentário: