terça-feira, 11 de maio de 2021

Segundo professores, coronelismo impera na Secretaria de Educação de Juara.

Não é de hoje que a população de Juara sabe dos desmandes que ocorrem no setor público de Juara e, ao que tudo indica, a Secretaria de Educação está em primeiro lugar na lista de “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

Alguns professores da Rede Municipal de Ensino procuraram o blog Politizada para relatar a situação em que se encontram.

 Segundo os professores, a secretária de educação do município parece desconhecer a LDB (Lei nº 9.394/96) que diz que as instituições públicas que ofertam a Educação Básica devem ser administradas com base no princípio da Gestão Democrática.

A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. No entanto, segundo os professores isso não tem ocorrido em Juara.

“Eu me considero um bom profissional da educação e acho que, todo bom profissional da educação, se preocupa com o bom desempenho, principalmente, dos alunos. Não é isso que estou vendo na gestão da secretaria e retransmitida na gestão da escola. Todas as mudanças que a secretaria tem feito e que estão sendo apenas retransmitidas pela gestão da escola, estão atrapalhando nosso trabalho porque não pensam nos professores que estão realizando esse trabalho, não pedem nossa opinião... simplesmente mudam e retransmitem”.

De acordo com os professores as ordens vêm “de cima pra baixo” e não há qualquer tipo de diálogo com os profissionais, dificultando assim o bom andamento dos trabalhos, principalmente, pelo fato de as aulas estarem sendo realizadas via Whastapp.
“Não podemos expressar nossa opinião, não podemos falar de nossos direitos”.

Questionado sobre como tem sido a relação com a secretaria de educação, um professor afirmou: “A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco... ficando calados estamos sendo coniventes com um sistema de educação falido que já não funcionava presencialmente e que agora está pior ainda”.

O chefe do Executivo Municipal não vai poder usar sua tão rotineira desculpa “Não tenho conhecimento sobre o fato” dessa vez. Várias pessoas, incluindo vereador, já tentaram diálogo com o prefeito sobre a forma como a secretária de educação costuma agir e nada foi resolvido, visto que as reclamações continuam e os desmandos continuam.

A pergunta de hoje é direcionada ao próprio prefeito: Até quando vai manter uma pessoa em um cargo mesmo com tantas reclamações de mau atendimento, por exemplo? Onde está o homem do discurso de posse que disse “Ninguém é insubstituível”?

Uma boa gestão se faz quando temos, além de pessoas capazes, pessoas educadas, éticas e humanas trabalhando em conjunto, mas essa não parece ser a prioridade do executivo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário