segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Processo de Atribuição das Aulas no Estado de Mato Grosso é Marcado por Desinformação, Falta de Transparência e Morosidade.


 

O Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais para atuação no sistema de educação no Estado de Mato Grosso, finalmente deixou de ser pela contagem de pontos de cursos realizados na área de formação tanto de professores quanto dos demais profissionais da educação do Estado e, para o ano letivo de 2022, foi realizada uma prova objetiva e discursiva para ocupação das funções de professor. Para as demais funções a prova foi objetiva.


É necessário reconhecer que já foi um grande avanço a realização das provas, visto que alguns profissionais fizeram uso de certificados comprados, como já publicado nesse Blog, para obter vantagem na contagem de pontos.


Vale lembrar que uma denúncia realizada no ano de 2019 deu origem a um processo judicial. Clique aqui e relembre o caso.


Mesmo com a melhoria no processo seletivo ocorrendo com aplicação de prova objetiva para seleção de profissionais, a SEDUC – Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, tem mostrado falta de planejamento e demora na atribuição dos profissionais que passaram pelo processo seletivo.


A atribuição dos profissionais começou há mais de uma semana e até a data de hoje, 07 de fevereiro, ainda não foi finalizada em alguns Municípios, mesmo as escolas tendo começado o ano letivo hoje.


Várias são as reclamações advindas do processo de atribuição, tais como, pessoas que estavam atribuindo em nome de outras sem procuração, profissionais que não receberam o e-mail com link para as reuniões de atribuição, vagas em escolas que não apareciam na lista das pessoas que estavam responsáveis pela atribuição, desinformação por parte dos responsáveis, diretores e/ou coordenadores e secretários que não participaram das reuniões e a principal, a morosidade do processo.


É imprescindível que para o bom andamento e qualidade das aulas, os professores tenham planejamento e organização, assim como toda equipe escolar, no entanto, a falta de planejamento nas atribuições está prejudicando o início do ano letivo, visto que várias turmas ainda estão sem professor por conta da demora na atribuição.


Alguns profissionais relataram ao Blog Politizada que os telefones da SEDUC não estão atendendo ligações e nossa redação entrou em contato com algumas pessoas da DRE – Diretório Regional de Educação de Juína, responsável pela atribuição dos profissionais de Juara e embora alguns tenham sido atenciosos, não souberam informar o andamento da atribuição. Em contrapartida, conversamos com uma funcionária da DRE que foi totalmente áspera, mostrando-se sem a menor vontade de explicar o motivo da demora ou informar o que está realmente acontecendo, limitando-se a dizer que as pessoas precisam esperar.


O deputado estadual Lúdio Cabral fez uma representação contra a SEDUC e o Estado de Mato Grosso, no dia 03 de janeiro pelas ilegalidades na atribuição dos interinos das escolas estaduais.


Segundo o Site MT de Fato, Lúdio solicita ao Ministério Público Estadual (MPE) que tome as providências necessárias para que a Seduc dê transparência e publicidade ao resultado do processo seletivo. Em uma fala ao referido Site, o deputado disse: “É mais um triste capítulo da novela do seletivo de profissionais interinos da Educação de Mato Grosso. A atribuição dos candidatos aprovados está sendo realizada de forma completamente desorganizada, desrespeitando os princípios constitucionais da administração pública, especialmente da transparência e da publicidade. Estamos judicializando mais uma vez essa questão para que o direito daqueles que fizeram a prova e foram classificados sejam respeitados, apesar de todos os problemas que o seletivo teve”.


Veja abaixo alguns comentários na página da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso sobre a atribuição de aulas para o ano letivo de 2022.




Um comentário:

  1. A forma de classificação foi diferente, mas na parte de atribuição já tem vivência de muitos anos. O que não entendo é porque eles não aprendem com os erros. Liberação de salas antecipadas, atribuição antes da semana pedagógica, transparência, esclarecimento diário. As vezes eles ficam sem paciência porque a gente pergunta demais, só que tem que entender também que nós do outro lado ficamos aflitos para saber o que será da nossa vida durante um ano todo, é uma situação muito séria, é a renda de uma família.

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