terça-feira, 27 de abril de 2021

Seduc realiza live com estudantes para debater formas de diminuir a evasão escolar

 A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza, nesta quarta-feira (28.04), o fórum ‘Nenhum Estudante a Menos’, de forma online, pelo canal da Seduc no You Tube. A live, que terá início às 9h, vai discutir formas de diminuir a evasão escolar e tem como foco os próprios estudantes da rede estadual de ensino. A ideia é que eles ajudem no apontamento de políticas públicas que possam reduzir os índices de abandono e evasão.

Em Mato Grosso, há mais de 27 mil crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos fora da escola, o equivalente a 3,8% do total. A situação ganhou dimensão maior por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Estamos há mais de um ano com as escolas funcionando na modalidade não presencial e, com isso, tivemos muitos problemas em relação ao abandono escolar. A ideia desse fórum é que os estudantes nos auxiliem na redução deste grave problema. Queremos reforçar esse papel de protagonismo dos alunos”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A ideia é que o fórum possa ter a participação de pelo menos mil estudantes, que durante a live poderão enviar perguntas que serão respondidas por representantes de instituições parcerias. Entre elas, Conselho Estadual de Educação (CEE), Conselho Estadual da Juventude (Conjuv), União Estadual dos Estudantes (UEE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Busca ativa

Uma das ferramentas usadas pela Seduc para acompanhar a evasão escolar é a plataforma gratuita Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e apoio do Congemas (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

A plataforma consegue mapear em todos os 141 municípios do Estado onde há os maiores índices de evasão, indicando os pontos de alerta para os gestores municipais e a rede estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário