quarta-feira, 6 de julho de 2022

Vereador Markito afirma não ter desrespeitado servidores do Hospital Municipal e esclarece pedido de ponto.


 

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 04 de julho, alguns servidores do Hospital Municipal de Juara participaram da sessão munidos de camisetas e faixa em forma de protesto contra o vereador Eraldo Markito.


A faixa levada pelos servidores que estavam presentes continha a seguinte frase: Vereador Markito os servidores do HMJ merecem respeito.


O protesto ocorreu, segundo alguns servidores, em decorrência da fala do referido vereador na sessão ordinária do dia 20 de junho do corrente ano.


Parte dos servidores do hospital alegaram que a fala do vereador foi desrespeitosa e que ele havia generalizado os servidores ao fazer o pedido do ponto de todos.


Como pode ser comprovado em vídeo da sessão do dia 20 de junho, o vereador Markito, usou a tribuna para informar que faria um pedido formal solicitando o ponto de todos os servidores do HMJ pois, segundo o vereador, o mesmo recebeu uma denúncia de que há funcionários do hospital em questão que não estariam cumprindo seus horários de trabalho e a checagem dos pontos ajudaria a ver a veracidade da denúncia. Clique aqui e veja o vídeo com a fala do vereador.


Tendo cópia do vídeo acima citado e conhecimento do protesto dos servidores, o Blog Politizada entrou em contato com o vereador Markito para que o mesmo desse sua versão dos fatos.


Em áudios encaminhados ao Blog, o vereador fez questão de lembrar que todo e qualquer cidadão pode pedir o ponto de qualquer servidor público, visto que se trata de interesse público quando há denúncia de não cumprimento de funções ou carga horária e que ele, por ter sido eleito para representar a população, tem obrigação de averiguar os fatos e fiscalizar toda questão voltada ao bom funcionamento do trabalho público.


Nos áudios, o vereador relata que alguns servidores do hospital o procuraram, antes mesmo da manifestação, dizendo que foram coagidos a participar do protesto e que, após a sessão alguns servidores do hospital também o procuraram para dizer que acreditavam que a situação era diferente e que chegaram a acreditar que ele realmente havia desrespeitado os mesmos, inclusive com xingamentos e que após explicação dada por ele durante a sessão, incluindo a disponibilização do áudio da sessão do dia 20 de junho, reconheceram que essa é a obrigação do vereador.


“Se eu não tiver o direito de fiscalizar uma denúncia, então que feche a Câmara de vereadores de Juara. Fecha! Pra que ter uma Câmara de vereadores? É para fiscalizar, para cobrar, para aprovar projetos. Estamos ali pra isso. É meu papel de vereador fiscalizar, doa a quem doer... qualquer denúncia que chegar até mim, até o final do meu mandato, eu vou apurar porque estou ali, eleito pela população, a população paga o meu salário e então eu sou funcionário do povo”. Disse o vereador.


As perguntas que não querem calar diante da fala do vereador é:


Quem é a pessoa, ou as pessoas, que teriam coagido os servidores a realizar o protesto e qual a razão por trás disso?


Realmente a denúncia que chegou até o vereador é verídica?


A última pergunta terá resposta em breve com a disponibilização dos pontos ou esse será apenas mais um questionamento, oficializado, que ficará sem resposta?


O Blog Politizada recebeu dois áudios do vereador Markito explicando a situação.


Clique aqui e veja o áudio 1 do vereador.


Clique aqui e veja o áudio 2 do vereador.

                                                                                            

 


Um comentário: