quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Prefeitura de Juara Segue Derrubando Árvores da Cidade e Contribuindo para Endemias e Desarborização

 


Enquanto vivenciamos o período da seca e fumaça por causa de queimadas, prefeitura de Juara segue derrubando árvores da cidade e contribuindo para endemias e desarborização.


Desde que assumiu a prefeitura, o atual prefeito e seu secretariado seguem derrubando as árvores da cidade de Juara e contribuindo para o aumento da sensação térmica, baixa umidade relativa do ar e desarborização.


No momento em que atravessamos o período da seca e as queimadas que poluem a cidade a prefeitura presta um desserviço contribuindo com problemas de saúde pública que se agravam diante de tudo isso.


A praça dos colonizadores a cada dia tem menos árvores. Quem conheceu a praça antes da atual gestão sabe bem como a praça já foi arborizada e bonita. A Avenida Rio Arinos segue um caminho de desarborização completa para dar lugar a estacionamento.


Claro que é necessário melhorar a infraestrutura da avenida e realmente é necessário estacionamento, porém é possível também melhorar essa infraestrutura sem a necessidade de matar árvores históricas que, além de embelezar a cidade, é fator de saúde para todos, pois a sombra das árvores pode reduzir em até 2ºC a temperatura do asfalto e em até 8º C a temperatura do interior dos carros e zonas urbanas arborizadas podem possuir até 60% menos partículas de poluição no ar (uma pesquisa rápida sobre o assunto pode ajudar).


Na lateral da prefeitura, ao lado da clínica do Dr. José Carlos Braga Neto, no final da tarde de ontem, 22 de setembro, foi derrubado mais uma árvore frondosa. No local era comum as pessoas ficarem na sombra aguardando atendimento médico, por exemplo.


Qual a explicação para a derrubada de outra árvore? Ali não tem rede elétrica, aparentemente, não atrapalha em nada o desenvolvimento público. Seria o prefeito contra árvores? A favor de uma piora da saúde pública? Ou ele não acredita nas ciências ambientais que recomendam plantar-se árvores e não derrubá-las, como um fator de saúde pública?


Recomendamos ao prefeito que busque entender melhor a necessidade de arborização como fator de saúde pública.


Qual o posicionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente? Estão de acordo com essa derrubada sistemática de árvores pela cidade?


 



3 comentários:

  1. Engraçado quando uma pessoa vai até o órgão responsavel para solicitar o corte de uma arvore que, por vezes esta causando estrago, este pedido lhe é negado. Agora para estes fins e autorizado?

    ResponderExcluir
  2. O pior que as pontes e tal da cidade ninguém ageita entre outras coisa agora quebra destrui oque tá pronto para fazer de novo tem várias pessoas
    Minha opinião

    ResponderExcluir
  3. Uma falta de vergonha, algo que não atrapalhava em nada, saudades ficaram do centro antes dessa derrubada

    ResponderExcluir